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Plano de Trabalho |
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Detalhes |
2371 |
SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
PLANO DE TRABALHO MANTENDO OBJETIVOS DO PLANO DE AÇÃO DE 2014, PARA MANUTENÇÃO DOS PROGRAMAS EM ANDAMENTO. Cursos e oficinas com atividades complementares de p reparo pré-profissionalizante e profissionalizante: Artesanato: cestaria, vime, decoração, embalagem, macramê jardinagem, marcenaria, panificação, auxiliar de cozinha, informática, musicalização e dança. Atividades ocupacionais em atendim entos grupais, associadas com intervenções junto às famílias, nos casos em que se apresenta deficiência intelectual/múltiplas de maior gravidade, desfavorecendo o aprendizado profissionalizante (usuários com deficiência intelectual mais acentuada e transtornos mentais associados). Acompanhamento familiar com entrevistas, visitas, reuniões, oficinas com Terapia Ocupacional e Psicologia (programadas com o Serviço Social) para trabalho integrado com os pais ou responsáveis pelos usuários contemplados nestes programas da Assistência Social. |
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2835 |
Manutenção do atendimento odontológico com apoio de auxiliar odontológica remunerada mediante convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. A instituição possui em sua sede um serviço odontológico especializado que realiza atendimento a todos os usuários da APAE, com carga horária de 20 (vinte) horas do profissional responsável e com auxiliar odontológico, mediante convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. Atendimento a 320 pessoas inscritas na APAE que terão acompanhamento no atendimento odontológico durante a vigência do termo. São de 3 a 4 procedimentos por dia, às segundas, quintas e sextas feira das 07:30 às 11:55 horas, às terças e quartas feira das 13:00 às 17:30 horas. Metas da promoção de saúde bucal: redução do índice CPO-D em 70%; redução de doença periodontal em 70%. |
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2882 |
Promover e fortalecer o convívio e a interação entre os usuários do mesmo ciclo etário. Promover a organização da vida cotidiana e apoio nos cuidados pessoais. Orientar e encaminhar para outros serviços da rede no território. Apoiar e orientar a família na sua função protetiva e para a autonomia no cotidiano do domicílio e na comunidade. Mobilizar a família extensa ou ampliada para o fortalecimento do convívio e de redes sociais de apoio, bem como para o exercício da cidadania. Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais, pelo resgate de importante vivências divertidas/lúdicas. Desenvolver estratégias para estimular as potencialidades e desenvolver as autonomias de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias e da comunidade na proteção social e no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência. Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade. Complementar as ações de proteção e desenvolvimento das crianças e jovens, e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, diminuindo a sobrecarga dos cuidadores. |
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2942 |
• Acolher e orientar pais e responsáveis de crianças e adolescentes com deficiência intelectual e múltiplas (muitos em situação de risco e vulnerabilidade social) através da equipe técnica, diretamente pelos setores envolvidos na triagem, com profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia, para inclusão na Educação Infantil e Ensino Fundamental, respectivamente, de nossa escola, bem como para o acesso e garantia de diretos e benefícios com o diagnóstico psicológico definido.
• Diagnosticar, habilitar e reabilitar pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, matriculados e assistidos na Instituição, envolvendo avaliações, encaminhamentos, atendimentos individuais e em grupo, melhorando a qualidade de vida de cada aluno, iniciado nos atendimentos ou os já inseridos há mais tempo nos programas.
• Realizar atendimento pedagógico das crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla de forma global, para estimulação essencial, com orientação familiar, para um trabalho integrado e responsável, a fim de obter melhores resultados no desenvolvimento global da criança e no meio familiar e social. |
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2969 |
Manutenção do atendimento odontológico com apoio de auxiliar odontológica remunerada mediante convênio
com a Secretaria Municipal de Saúde. A instituição possui em sua sede um serviço odontológico especializado que realiza atendimento a todos os usuários da APAE, com carga horária de 20 (vinte) horas do profissional responsável e com auxiliar odontológico, mediante convênio com a Secretaria Municipal de Saúde. Atendimento a 340 pessoas inscritas na APAE que terão acompanhamento no atendimento odontológico durante a vigência do termo. São de 3 a 4 procedimentos por dia, às segundas, quintas e sextas feira das 07:30 às 11:55 horas, às terças e quartas feira das 13:00 às 17:30 horas. Metas da promoção de saúde bucal: redução do índice CPO-D em 70%; redução de doença periodontal em 70%. |
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3026 |
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Proporcionar brincadeiras, atividades e passeios que levem a promoção de vivências divertidas/lúdicas;
Desenvolver as potencialidades de adolescentes e adultos com deficiência intelectual moderada e múltiplas para melhoria da qualidade de vida.
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção e no processo de desenvolvimento:
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário. |
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3133 |
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Proporcionar brincadeiras, atividades e passeios que levem a promoção de vivências divertidas/lúdicas;
Desenvolver as potencialidades de adolescentes e adultos com deficiência intelectual moderada e múltiplas para melhoria da qualidade de vida.
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção e no processo de desenvolvimento:
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário. |
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3200 |
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Proporcionar brincadeiras, atividades e passeios que levem a promoção de vivências divertidas/lúdicas;
Desenvolver as potencialidades de adolescentes e adultos com deficiência intelectual moderada e múltiplas para melhoria da qualidade de vida.
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Criar espaços de reflexão sobre o papel das famílias na proteção e no processo de desenvolvimento:
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário. |
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3256 |
Promover à inclusão de todos os usuários/alunos da APAE que necessitam dos atendimentos técnicos da saúde, através da ampliação e complementação dos serviços "técnico especializado" no atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da instituição e da comunidade.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Realizar tratamentos odontológicos preventivos e corretivos.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Contribuir com a manutenção e limpeza dos ambientes utilizados pelos alunos/usuários e equipe, tornando o ambiente agradável e higienizado.
• Atendimento aos usuários e pais com agendamentos, atendimentos telefônico, organização da documentação para prestação de contas e demais solicitações. |
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3285 |
Manter e ampliar o serviço de convivência, cuidados pessoais e fortalecimento de vínculos de pessoas com deficiência em situação de dependência e vulnerabilidade social, já prestado pela APAE.
Realizar Plano de Atendimento Individual e Familiar e priorizar as necessidades de cada usuário;
Promover e priorizar atendimentos, orientações e apoio ao cuidador/ familiar da pessoa com deficiência referenciada aos CRAS/CREAS, beneficiárias do BPC, sendo que alguns estão sob a responsabilidade de outros familiares idosos com sobrecarga de cuidados;
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário;
Orientar e esclarecer ao cuidador e responsáveis sobre a rede de serviços disponíveis no município para auxiliar nas questões sociais facilitando assim seu acesso aos mesmos. (CRAS, CREAS, CONSELHOS,GRUPOS DE APOIO), entre outros... |
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3330 |
Manter e ampliar o serviço de convivência, cuidados pessoais e fortalecimento de vínculos de pessoas com deficiência em situação de dependência e vulnerabilidade social, já prestado pela APAE.
Realizar Plano de Atendimento Individual e Familiar e priorizar as necessidades de cada usuário;
Promover e priorizar atendimentos, orientações e apoio ao cuidador/ familiar da pessoa com deficiência referenciada aos CRAS/CREAS, beneficiárias do BPC, sendo que alguns estão sob a responsabilidade de outros familiares idosos com sobrecarga de cuidados;
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário;
Orientar e esclarecer ao cuidador e responsáveis sobre a rede de serviços disponíveis no município para auxiliar nas questões sociais facilitando assim seu acesso aos mesmos. (CRAS, CREAS, CONSELHOS,GRUPOS DE APOIO), entre outros... |
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3395 |
Manter e ampliar o serviço de convivência, cuidados pessoais e fortalecimento de vínculos de pessoas com deficiência em situação de dependência e vulnerabilidade social, já prestado pela APAE.
Realizar Plano de Atendimento Individual e Familiar e priorizar as necessidades de cada usuário;
Promover e priorizar atendimentos, orientações e apoio ao cuidador/ familiar da pessoa com deficiência referenciada aos CRAS/CREAS, beneficiárias do BPC, sendo que alguns estão sob a responsabilidade de outros familiares idosos com sobrecarga de cuidados;
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário;
Orientar e esclarecer ao cuidador e responsáveis sobre a rede de serviços disponíveis no município para auxiliar nas questões sociais facilitando assim seu acesso aos mesmos. (CRAS, CREAS, CONSELHOS,GRUPOS DE APOIO), entre outros... |
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3441 |
A Apae de Ponta Grossa atende 350 alunos e mais 75 usuários diariamente em dois turnos, os
atendimentos são realizados pela equipe multidisciplinar da saúde, assistência e educação. Os
atendimentos do centro dia são realizados pelos cuidadores com algumas oficinas, sendo umas dela a
oficina “Sabor e arte” que tem como propósito a aprendizagem do trabalho em equipe, a valorização
do alimento, etc... Um dos objetivos dessa oficina é prepará-los para o mercado de trabalho, com isso
melhorando sua qualidade de vida.
A aquisição do equipamento suqueira, contribuíra para o preparo de sucos e será consumido em seus
lanches diários, o freezer será utilizado no armazenamento dos alimentos preparados por eles o que
colaborará no sucesso desse aprendizado.
Já na parte educacional, o uso de impressoras contribui na interação entre o aluno e professor e
equipe técnica, pois muita dessas atividades propostas pela equipe depende da imagem ilustrada para
abordar a imagem real do assunto ou objeto trabalhado, sendo fundamental na interatividade e
criatividade desses alunos/usuários.
A Apae de Ponta Grossa trabalha com portadores de deficiência intelectual e múltiplas deficiências,
preza pela qualidade e bem estar dos atendimentos realizados, no entanto com a atual situação vivida
após a pandemia do COVID-19, é necessário se adequar aos espaços para que sejam realizados os
atendimentos de forma segura e responsável, sendo assim a aquisição dos equipamentos de ar
condicionado, proporcionará um ambiente mais agradável e seguro para nossos alunos/usuários. |
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3480 |
Promover à inclusão de todos os usuários/alunos da APAE que necessitam dos atendimentos técnicos da saúde, através da ampliação e complementação dos serviços "técnico especializado" no atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da instituição e da comunidade.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Realizar tratamentos odontológicos preventivos e corretivos.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Contribuir com a manutenção e limpeza dos ambientes utilizados pelos alunos/usuários e equipe, tornando o ambiente agradável e higienizado.
• Atendimento aos usuários e pais com agendamentos, atendimentos telefônico, organização da documentação para prestação de contas e demais solicitações. |
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3525 |
Manter e ampliar o serviço de convivência, cuidados pessoais e fortalecimento de vínculos de pessoas com deficiência em situação de dependência e vulnerabilidade social, já prestado pela APAE.
Realizar Plano de Atendimento Individual e Familiar e priorizar as necessidades de cada usuário;
Promover e priorizar atendimentos, orientações e apoio ao cuidador/ familiar da pessoa com deficiência referenciada aos CRAS/CREAS, beneficiárias do BPC, sendo que alguns estão sob a responsabilidade de outros familiares idosos com sobrecarga de cuidados;
Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário;
Valorizar a cultura de famílias e comunidades locais;
Potencializar o papel das famílias e comunidade no processo de proteção social;
Assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade;
Complementar as ações e os atendimentos de proteção e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Desenvolver oficinas de forma rotativa e se necessário por cronograma devido a atividades diversificadas e de acordo com o Plano de Atendimento Individual de cada usuário;
Orientar e esclarecer ao cuidador e responsáveis sobre a rede de serviços disponíveis no município para auxiliar nas questões sociais facilitando assim seu acesso aos mesmos. (CRAS, CREAS, CONSELHOS,GRUPOS DE APOIO), entre outros... |
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3555 |
Promover à inclusão de todos os usuários/alunos da APAE que necessitam dos atendimentos técnicos da saúde, através da ampliação e complementação dos serviços "técnico especializado" no atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da instituição e da comunidade.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Realizar tratamentos odontológicos preventivos e corretivos.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Contribuir com a manutenção e limpeza dos ambientes utilizados pelos alunos/usuários e equipe, tornando o ambiente agradável e higienizado.
• Atendimento aos usuários e pais com agendamentos, atendimentos telefônico, organização da documentação para prestação de contas e demais solicitações. |
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3574 |
Os recursos disponibilizados pelas Emendas Impositivas contempladas serão utilizados para a instalação de piso de concreto e grama sintética no espaço onde é praticado o esporte Golf 7
O Golf 7 é um esporte que contribui em vários benefícios para a saúde, trazendo mais qualidade de vida ao nosso público atendido, sendo eles:
-Permitir que o aluno/usuário e funcionários possam caminhar, brincar, usar o espaço ambiental com segurança.
-Adquirir domínio motor em diversas situações.
-Ensinar valores éticos, sociais e morais.
-Desenvolver a atenção e concentração.
-Desenvolver de forma lúdica e recreativa saúde física, psicológica, social, ou seja, contribuir na qualidade de vida dos alunos/usuários.
-Fortalecer a interação entre jovens do mesmo ciclo etário. |
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3590 |
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ponta Grossa é uma organização não governamental, composta por familiares e amigos de pessoas com deficiência na área intelectual e múltiplas deficiências; mantém programas especializados no atendimento a pessoas com necessidades especiais, na faixa etária de 15 (quinze) a 45 (quarenta e cinco) anos ou mais, desenvolvendo atividades, projetos, programas e serviços aos usuários e suas famílias, com caráter de promoção social, dentro das normas da Política Pública de Assistência Social, Saúde e Educação. |
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3687 |
Atendimento de saúde a Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltiplas a partir de 0 (zero) ano de idade.
Promover à inclusão de todos os usuários/alunos da APAE que necessitam dos atendimentos técnicos da saúde, através da ampliação e complementação dos serviços "técnico especializado" no atendimento as pessoas com deficiência intelectual e múltipla da instituição e da comunidade.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Realizar tratamentos odontológicos preventivos e corretivos.
• Prestar atendimento a todos os usuários com indicações para o tratamento.
• Participar do processo de avaliação, reavaliação, estudos de caso, em parceria com as equipes e demais profissionais.
• Contribuir com a manutenção e limpeza dos ambientes utilizados pelos alunos/usuários e equipe, tornando o ambiente agradável e higienizado.
• Atendimento aos usuários e pais com agendamentos, atendimentos telefônico, organização da documentação para prestação de contas e demais solicitações.
Quanto à alimentação saudável, muitos dos usuários que frequentam a APAE, vivem a realidade de extrema pobreza, e sua a única refeição do dia acontece na instituição.
Atualmente fornecemos três alimentações de segunda à sexta-feira sendo, dois lanches e um almoço.
Pela própria especificidade do público atendido, há a necessidade de oferecermos refeições com equilíbrio nutricional, pois a alimentação ofertada sem orientação tem apresentado resultados nada satisfatórios, como obesidade precoce, problemas respiratórios e até de locomoção, o que compromete seu desenvolvimento.
A APAE oferece atividades físicas para minimizar a ociosidade, através da equipe de professores de educação física e de fisioterapeutas, porém um profissional "nutricionista" contribuirá para que nosso aluno/usuário se torne mais saudável, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar, além de nortear a alimentação e, com isso, prevenir doenças e ajudar a obter o melhor funcionamento do organismo. |
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3723 |
A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ponta Grossa é uma organização não governamental, composta por familiares e amigos de pessoas com deficiência na área intelectual e múltiplas deficiências; mantém programas especializados no atendimento a pessoas com necessidades especiais, na faixa etária de 15 (quinze) a 45 (quarenta e cinco) anos ou mais, desenvolvendo atividades, projetos, programas e serviços aos usuários e suas famílias, com caráter de promoção social, dentro das normas da Política Pública de Assistência Social, Saúde e Educação. |
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3737 |
A APAE funciona em programa especial de média complexidade, buscando com ações socioassistenciais para o aprimoramento de habilidades para a vida prática e laboral, desenvolvimento de autonomias, autoestima, inserção, sustentabilidade e prevenção de situações de risco, através de programas profissionalizantes e ocupacionais para pessoas com deficiência intelectual.
O recurso será utilizado na aquisição de produtos de limpeza e higienização, gêneros de alimentação, material de expediente, que contribuirá na manutenção, conservação do programa Centro-dia, ofertado pela entidade para pessoas com necessidades especiais, na faixa etária de 15 (quinze) a 49 (quarenta e nove) anos, em vulnerabilidade social. |
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3761 |
Aquisição de 10 (dez) carrinhos de bebê para proporcionar mobilidade segura/confortável para crianças/usuários entre 02 a 06 anos com deficiência intelectual moderada e múltiplas deficiências atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ponta Grossa - APAE. |
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